Estresse no trabalho: como superar esse problema, que aumentou em tempos de pandemia e isolamento social

Esteja você indo para o trabalho ou trabalhando em casa, a pandemia causada pela covid-19 provavelmente mudou sua maneira de trabalhar e de viver. O medo e a ansiedade sobre esta nova doença e outras emoções relacionadas a esse “novo normal” podem ser opressores, gerando estresse e ao esgotamento físico e mental.

O estresse ainda não é oficialmente considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas, em função de cerca de 90% da população do planeta sofrer deste mal, a entidade já alertou para uma epidemia global.

A maneira como lidamos com o estresse pode afetar seu bem-estar e o das pessoas de quem você gosta, tanto no seu local de trabalho, quanto em sua comunidade. Durante esta pandemia, é fundamental que você reconheça a aparência desse problema, tome medidas e administre suas emoções no trabalho, sabendo aonde ir se precisar de ajuda.

Reconheça os sintomas de estresse que você pode estar sentindo:

  • Sensação de irritação, raiva ou negação;
  • Sensação de incerteza, nervosismo ou ansiedade;
  • Falta de motivação;
  • Sentindo-se cansado, oprimido ou esgotado;
  • Sentindo-se triste ou deprimido;
  • Tendo problemas para dormir;
  • Tendo problemas de concentração.

Conheça os fatores comuns relacionados ao trabalho que podem aumentar o estresse durante uma pandemia:

  • Preocupação com o risco de exposição ao vírus no trabalho;
  • Cuidar das necessidades pessoais e familiares durante o trabalho;
  • Gerenciando uma carga de trabalho diferente;
  • Falta de acesso às ferramentas e equipamentos necessários para realizar seu trabalho;
  • Sentimento de que você não está contribuindo o suficiente para o trabalho ou culpa por não estar na linha de frente;
  • Incerteza sobre o futuro do seu local de trabalho e / ou emprego;
  • Aprender novas ferramentas de comunicação e lidar com dificuldades técnicas;
  • Adaptação a um espaço de trabalho e / ou horário de trabalho diferente;
  • Siga estas dicas para criar resiliência e gerenciar o estresse no trabalho.

Dicas para saber lidar com seus problemas e gerenciar o estresse no trabalho:

  • Identifique coisas que causam estresse e trabalhe em conjunto para buscar soluções;
  • Converse abertamente com empregadores, funcionários e sindicatos sobre como a pandemia está afetando o trabalho. As expectativas devem ser comunicadas claramente por todos;
  • Pergunte sobre como acessar recursos de saúde mental em seu local de trabalho.
  • Identifique as coisas sobre as quais você não tem controle e faça o melhor que puder com os recursos disponíveis.
  • Mantenha um horário regular de sono.
  • Fazer alongamento ou exercícios
  • Passe algum tempo ao ar livre, seja fisicamente ativo ou relaxando.
  • Se você trabalha em casa, defina um horário regular para encerrar o dia de trabalho, se possível.
  • Faça coisas que você gosta fora do horário de trabalho.
  • Conheça os fatos sobre covid-19. Esteja informado sobre como se proteger e aos outros.
  • Faça pausas para assistir, ler ou ouvir notícias, incluindo mídias sociais. Ouvir sobre a pandemia repetidamente pode ser perturbador e mentalmente exaustivo.
  • Conecte-se com outras pessoas. Converse com pessoas em quem você confia sobre suas preocupações, como você está se sentindo ou como a pandemia COVID-19 está afetando você.
  • Se você acha que pode estar fazendo uso indevido de álcool ou outras drogas (incluindo medicamentos controlados) como forma de lidar com a situação, peça ajuda.
  • Se você está sendo tratado para um problema de saúde mental, continue com o tratamento e esteja ciente de quaisquer sintomas novos ou agravantes.

Com informações: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/community/mental-health-non-healthcare.html

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