Notícias Saúde

Julho Verde, Confira o vídeo com a Dra. Nathalia Vanzella, dentista do Instituto IAS.

O "julho verde" é o mês dedicado a conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de laringe é o mais comum dentre os tumores malignos de cabeça e pescoço, também comum na tireoide e cavidade oral. As áreas atingidas pela neoplasia são variadas e acomete, principalmente, homens acima de 40 anos.

A publicação Incidência de Câncer no Brasil – Estimativa 2023, de autoria do Instituto Nacional do Câncer (Inca), aponta que, no triênio 2023-2025, estão previstos 7.790 casos novos de câncer de laringe no país, correspondendo ao risco estimado de 3,59 por 100 mil habitantes – sendo 6.570 casos em homens e 1.220 em mulheres.

Os principais fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço são tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e infecção por HPV. Para o coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), José Barreto, a prevenção primária e o diagnóstico precoce são as estratégias mais eficazes para reduzir o impacto dessa neoplasia no Brasil.

“É importante que tenhamos campanhas educativas que incentivem a cessação do tabagismo, o não consumo de álcool e a vacinação contra o HPV como medidas fundamentais para a prevenção. Além disso, um acesso maior a exames de detecção precoce pode aumentar significativamente as chances de sucesso no tratamento e diminuir a mortalidade associada a esse tipo de câncer”, declara Barreto.

Em 2023, foram realizadas 13.661 cirurgias de câncer de cabeça e pescoço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No mesmo ano, o número de quimioterapia e radioterapia chegou a 71.695 e 13.310, respectivamente. Dados preliminares apontam que, no ano passado, foram registrados 2.068 óbitos por neoplasia maligna da cabeça, face e pescoço.


Fonte: Ministério da Saúde

Previna-se, mantenha em dia o acompanhamento da sua saúde bucal, agende já a sua consulta no Instituto IAS, pelo telefone/WhatsApp: 41 3077 7070. 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + vinte =